sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

                                               Turminha Almoçando

PROJETO DE ADAPTAÇÃO
Tema: “COLINHO, CARINHO E MUITA DIVERSÃO.”
Turma:MG II, MG I e B II
Duração: 01 MÊS
JUSTIFICATIVA:
Sabe-se que o primeiro contato que a criança tem com a escola é um momento único e especial, tanto para a família quanto para a escola. Os primeiros dias na escola geram expectativas, ansiedade, insegurança, angústias, medos e dúvidas em pais, crianças, professores e funcionários. Considerando esse momento muito importante é fundamental desenvolver um trabalho que facilite a transição do ambiente familiar ao escolar, pensando e planejando atividades que garantam uma inserção gradativa, envolvendo todos em um ambiente afetivo e acolhedor. São muitas as novidades: professoras, sala de aula, colegas novos, etc. E para fazer desse período o mais agradável possível, pensamos em um projeto que reunisse atividades interessantes, muito aconchego, ambiente acolhedor e acima de tudo dedicação, amor, carinho e paciência por parte das educadoras, sendo muito importante o entendimento sobre o que é adaptação e como se dá esse período de tantos desafios
OBJETIVO GERAL:

Desenvolver um trabalho coletivo no ambiente escolar incluindo a família no processo ensino-aprendizagem, como parceiros e colaboradores, estimulando o crescimento do aluno, resgatando o fortalecimento da auto-estima.
OBJETIVOS ESPECIFICOS:
Promover o desenvolvimento físico, psíquico e social da criança respeitando sua maturidade emocional.Desenvolver a interação entre os alunos
Incentivar o uso do raciocínio através de atividades recreativas que valorizem a auto-estima do aluno.
Ressaltar a importância da afetividade na escola e na família;
CONTEÚDO:
Integração, socialização
Comunicação
Afetividade (vínculo)
Auto-estima
Autonomia

DESENVOLVIMENTO:
Conversação;
Cantigas de roda
Histórias;
Músicas;
Contos;
Passeio no CEI dos alunos;
Promover jogos;
Piquenique;
Conversação sobre a família;
Origem do nome;
Trazer fotografias da família;

AVALIAÇÃO:
Observar o comportamento dos pais ou responsáveis e, claro, das próprias crianças é a única maneira de saber se a adaptação está sendo bem-sucedida. Por parte dos adultos, um bom sinal é quando a menos ansiedade na hora da despedida. Com os pequenos, repare se ainda a choro na hora da entrada. O sinal de que está tudo bem é quando eles conseguem se entreter com um brinquedo ou um colega.Para não se perder,elabore uma ficha,destacando os comportamentos que você pretende observar.Faça as anotações por todas as semanas durante um ou dois meses.Com isso,será possível perceber se houve evolução.Os especialistas lembram que esse é um trabalho contínuo,pois o afastamento por doença ou mesmo por um simples fim de semana pode requerer uma nova adaptação
                                                  Turminha do CEI
                                                                                    Parquinho das Crianças