sexta-feira, 9 de março de 2012

BAILE DE CARNAVAL 2012







PROJETO TUDO SOBRE MIM, QUEM SOU EU?
TEMA: Identidade; Família; Conhecimento do corpo, suas partes e sentidos;
TURMA:MINI GRUPO II e I, Berçário II
PERÍODO: Março
JUSTIFICATIVA:
A construção da identidade é um processo permanente, que ocorre através do contato com outras pessoas e com o meio. Na faixa etária, que corresponde ao nível do Berçário II, a criança começa a se perceber como indivíduo, com seus gostos, seus prazeres, seus temores e começa também a perceber o outro. As atividades coletivas são importantes, para as crianças perceberem o outro, lidar com regras e frustrações.
A interação da criança com o ambiente acontece por meio da observação e da exploração do espaço. Para ajudá-las nesse processo de descobertas e conquistas, é preciso trazer um pouco do seu mundo familiar para esse novo espaço.
No princípio o projeto irá trabalhar a descoberta do eu, a percepção do corpo e do espaço, o resgate da própria história, e gradativamente passará para o mundo das relações com o outro, bem como nossas semelhanças e diferenças. Isso acontecerá de forma lúdica, através de brincadeiras, histórias e vivências para favorecer a criação de um espaço mágico e acolhedor.
OBJETIVOS GERAIS:
Construir a própria identidade, mediante o conhecimento de seu próprio corpo e da descoberta do outro com suas possibilidades e limitações.
OBJETIVOS ESPECIFICOS:
• Conhecer o próprio corpo, identificando suas partes e algumas funções.
• Adquirir noções de esquema corporal
• Nomear algumas partes do corpo
• Perceber o crescimento e desenvolvimento do corpo
• Estimular a socialização do grupo estabelecendo um vinculo afetivo
• Trabalhar os cinco sentidos (tato, olfato, paladar, audição e visão)
• Desenvolver a autonomia de cada criança
• Diferenciar meninos e meninas

• Ampliar a relação escola/família
CONTEÚDO:
Estímulo às expressões afetivas para consigo mesma e para com as demais, incentivando-a a se expressar quando desejar manifestar algo (alimentação, proteção, abrigo, carinho, lazer etc.), chamando-a pelo nome, oferecendo-lhe experiências que sejam compartilhadas com as outras.
Identificação progressiva de algumas singularidades próprias e das pessoas com as quais convive no seu cotidiano em situações de interação.
DESENVOLVIMENTO:
Conversas na rodinha sobre a criança;
Escolher o nome da turma;
Observar revistas, materiais concretos, livrinhos de história; fotografias;
Atividades, brincadeiras e jogos; desenhos artísticos, com matérias diversos;
Ouvir, cantar e dançar diferentes músicas e ritmos;
Experimentar alimentos variados; trabalhar com espelhos;
História do Nome, envolvendo a família em tarefas coletivas;
Atividades com nomes;
Esquema corporal;
Altura e peso;
Órgãos dos sentidos;
Número do sapato;
Histórias;
Músicas;
Criar combinações para o desenvolvimento da rotina;
PRODUTO FINAL:
Álbum da sala para expor na feira cultural.
AVALIAÇÃO:
O processo de avaliação será contínuo, e terá como base à observação das crianças, do grupo perante as atividades e desafios propostos, e na exploração do mundo, bem como na interação com os sujeitos envolvidos. Serão valorizadas todas as conquistas, vivencias e descobertas por parte das crianças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário